Páginas

MENU

BUSCA

Postagens populares

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Com o desenvolvimento da Antropologia e dos estudos comparativos em religião, descobriu-se que este o xamanismo  tem lugar nos cinco continentes, representando um traço fundamental da espiritualidade humana e de enorme riqueza cultural e sociológica. E assim como essa foarma magica muito ligada quase totalmente aos povos indigenas, tambem na Umbanda, sabemos que ela é de origem de todas as raças, não tem origem só de cultos africanos, mas, é uma mistura do culto ao Ancestral, ao belo e natural, como tambem uma busca a magia. Essa busca a Magia que se revela pela espiritualidade, religião e fé, vem pela ação dos Ancestres Sagrados, que são seres evouidos, os verdadeiros Xamâs, do Astral Superior que na Umbanda sempre conhecemos como Orixás.

O xamã, num sentido amplo, é o curandeiro, o feiticeiro que através de seus dons media e manipula os espíritos e as coisas da Natureza, com a finalidade de conduzir o cotidiano de sobrevivência e o universo espiritual da tribo. O pajé indígena é o nosso caso clássico, mas podemos dizer que também há xamãs nas religiões afro-brasileiras, por exemplo. Com o maior intercruzamento religioso ocorrido nos últimos tempos, essas tradições foram reincorporadas em arranjos ainda mais diversos. Sua permanência, inclusive no meio urbano, atesta que o Xamanismo sempre estará entre nós, é parte da condição humana. Como diz a expressão de "medico e louco, todo mundo tem um pouco", tambem de mago e Xamã todos nós temos uma pitada na alma.

Em se falando de cultos afros, poderemos destacar que os orixás trabalham xamanicamente de muitas formas, fazendo a maneira energitica de cada um o seu papel. Mas, pra ficar mais proximo do arquetipo que cada um logo imagina ao ouvir a palavra, poderemos citar em especial, o Grande Ossaim, pois, tem o conhecimento das curas, por meio de ervas e beberagens magicas que só ele conhece. E certamente essa Entidade, que para alguns é extranha, sincronizada até com a Caipora das matas, é quem inspira, ensina e ilumina todos os medicos que trabalham como Xamãs encarnados em todos os povos e todas as tribos de nosso planeta.
Os poderes medicinais e de advinhação do xamã envolvem rituais onde espíritos, animais, plantas e outras entidades da Natureza são invocados para que as práticas possam ser realizadas. Músicas, danças, mantras, defumações e substâncias psicoativas costumam estar presentes nesses rituais, onde o encantamento originado pelo transe e a manipulação de objetos são o canal de conexão com o universo que cerca a comunidade.
Conhecer melhor o Xamanismo implica numa consciência mais profunda sobre o vínculo cósmico entre o homem e a Natureza. A sabedoria xamânica é parte fundamental do processo de resgate de mundo em crise, no qual os ecossistemas vêm sendo destruídos. E para essa busca a Umbanda-Astrologica se mostra totalmente eficaz, estudando os caminhos e energias de cada um conforme o arquetipo dos orixas.
xama 
umbanda-astrologica
E nesse ano de 2009, Ossaim agirá pelo portal da casa 8, revelando poções, mas, nem só naturais, como novos cosmeticos que podem ser descobertos, tratamentos eficazes e muitas novas metodologias que ajuem nas curas, embelezamento das pessoas e diminuição dos sofrimentos dos doentes.

Ossaim estará favorecendo diretemente os virginianos, escorpianos, aquarianos e piscianos. Estará meio desfavoravel aos sagitarianos, piscianos e taurinos, no que se refere a saude, forma fisica e mente, especialmente se estes vierem em desarmonia, com escravidão mental, obsessão, magoas ou odio, e se eles além de terem na alma tudo isso, se entregarem a luxuria, sexo sem responsabilidade como tambem não cuidarem do lado espiritual. Por isso é bom buscar harmonia. Mas, até mesmo os signos favorecidos, se agirem da mesma maneira negativa não receberão as dadivas de Ossaim e só choques carmicos, por meio desse raio. Para Gemeos e Capricornio, este raio, tambem não é muito favoravel, por isso os mediuns desses signos devem buscar se harmonizar com essa linha. Já para Cancer, Leão e Aries, este raio favorece a beleza, finanças, por vendas de cosmeticos, ou tratamentos ligados a saude ou beleza. Mas, volto a afirmar, pra ter as bençãos é preciso está antenado, com harmonia e equilibrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário